A Publicidade
A Publicidade
1. O que é?
A publicidade é uma técnica de comunicação em massa,
que fornece
informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais, criando
necessidades e desejos nas pessoas (estimula a ação de compra); é uma estratégia de marketing.
Tem um poder influenciador na economia, pois tem
como propósito dar uma maior identidade
a um produto ou à empresa, pois dá a conhecer ao público os benefícios do
produto conhecidos, o que de forma racional ou emocional, leva o consumidor
(muitas das vezes) a comprar o produto. A publicidade pode ser feita em
parceria com empresas e lojas, uma loja pode patrocinar outra e vice-versa.
2. Como está representada?
A publicidade é representada por exemplo, por
cartaz, uma imagem ou um texto com caráter publicitário (o slogan, por exemplo), que chega ao público pelas revistas, jornais,
outdoor (são cartazes ou painéis),
rádio, televisão, cinema, publicidade direta (como folhetos, catálogos ou
cartas), Internet, ou seja, através dos
Mídia.
3. A Publicidade pode ser enganosa ou abusiva, o que quer isto dizer?
Como vimos anteriormente, a publicidade influencia os hábitos de consumo e motiva a compra de um produto. Tendo este controle na sociedade, há muitos anúncios que fazem uma publicidade enganosa – exageram ou até mesmo mentem sobre as qualidades do produto e podem levar o consumidor ao erro.
Também existe outro tipo anúncio prejudicial ao consumidor, a publicidade abusiva – que incentiva a discriminação, a violência, o medo, o desrespeito à criança, o meio ambiente, a saúde e a segurança das pessoas.
Por causa da existência deste tipo de anúncios é que existe o Código de Defesa do Consumidor (define o que é publicidade enganosa e abusiva) e prevê as penalidades para quem adere a essas práticas.
Entre os anúncios considerados abusivos também está incluída a publicidade infantil, pois uma das razões é que a publicidade influência a fantasia e a imaginação, e uma criança, não sabe o que é real ou não.
Catarina Januário e Inês Fonseca
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