A Publicidade




A Publicidade

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1. O que é?


 A publicidade é uma técnica de comunicação em massa, que fornece informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais, criando necessidades e desejos nas pessoas (estimula a ação de compra); é uma estratégia de marketing.

 Tem um poder influenciador na economia, pois tem como propósito dar uma maior identidade a um produto ou à empresa, pois dá a conhecer ao público os benefícios do produto conhecidos, o que de forma racional ou emocional, leva o consumidor (muitas das vezes) a comprar o produto. A publicidade pode ser feita em parceria com empresas e lojas, uma loja pode patrocinar outra e vice-versa.

 Esta envolve muito mais que a compra de um produto, ela também é uma área do conhecimento, dentro da Comunicação Social, pois estuda a técnica da atividade e a sua função nas relações sociais e culturais. Por isso, a publicidade também pode ser vista como um reflexo da sociedade da sua época, pois reproduz os comportamentos e valores atuais e além disso, ela incentiva e molda comportamentos.

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2. Como está representada?
  A publicidade é representada por exemplo, por cartaz, uma imagem ou um texto com caráter publicitário (o slogan, por exemplo), que chega ao público pelas revistas, jornais, outdoor (são cartazes ou painéis), rádio, televisão, cinema, publicidade direta (como folhetos, catálogos ou cartas), Internet, ou seja, através dos Mídia.

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3. A Publicidade pode ser enganosa ou abusiva, o que quer isto dizer?

 Como vimos anteriormente, a publicidade influencia os hábitos de consumo e motiva a compra de um produto. Tendo este controle na sociedade, há muitos anúncios que fazem uma publicidade enganosa – exageram ou até mesmo mentem sobre as qualidades do produto e podem levar o consumidor ao erro.

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 Também existe outro tipo anúncio prejudicial ao consumidor, a publicidade abusiva – que incentiva a discriminação, a violência, o medo, o desrespeito à criança, o meio ambiente, a saúde e a segurança das pessoas.

 Por causa da existência deste tipo de anúncios é que existe o Código de Defesa do Consumidor (define o que é publicidade enganosa e abusiva) e prevê as penalidades para quem adere a essas práticas. 

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 Entre os anúncios considerados abusivos também está incluída a publicidade infantil, pois uma das razões é que a publicidade influência a fantasia e a imaginação, e uma criança, não sabe o que é real ou não.

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Webgrafia: https://marketingdeconteudo.com/publicidade/#oque
                    https://www.significados.com.br/publicidade/


Catarina Januário e Inês Fonseca


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